Waffles de Chocolate

Hoje ia fazer mais umas panquecas de banana e amêndoa, mas decidi antes experimentar fazer waffles de chocolate. Como em todas as experiências culinárias, às vezes saem bem e outras menos bem, mas esta receita é absolutamente top, apesar dos rapazes terem dito que as waffles estavam um bocadinho menos doces que o normal. Passo a explicar, usei chocolate 100% cacau e somente adicionei uma colher de chá de mel na receita, para mim estavam óptimas e no final servi com mais mel por cima e ficaram perfeitas.
Por isso, para os mais gulosos, ou usam chocolate menos amargo ou colocam mais mel/açucar de coco na receita.
Mais uma receita que me deixou bastante saciada até à hora de almoço, e a parte melhor, não se fica com aquela sensação de enfartamento. Continuo sem adicionar leite de vaca e glúten à minha alimentação e juro que me sinto muito melhor! Experimentem nem que seja por duas semanas e digam se não tenho razão!
Bom domingo!



Ingredientes:
  • Óleo de coco (para untar a máquina das waffles)
  • 150 gr. de farinha de amêndoas (podem comprar já em farinha ou desfazer na Bimby)
  • 100 gr. de leite de coco de lata (a parte mais espessa)
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (como não tinha fiz na Bimby)
  • 30 gr. de pepitas de chocolate 80% (como não tinha fiz na Bimby)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de chá de mel (adicionem mais se forem gulosos)
  • 1 pitada de sal
Para acompanhar as waffles:

  • Frutos silvestres
  • Mel
  • Iogurte grego natural


Preparação:

1. Começar por aquecer a máquina de waffles.

2. Em seguida, caso não tenha farinha de amêndoa, triturar as amêndoas por 10 seg./vel.9. Reservar.

3. Como não tinha cacau em pó, triturei o chocolate preto 100% na Bimby, primeiro uns toques de Turbo e depois 20 seg./vel.9. Reservar.



3. Por último, não tinha as pepitas de chocolate e claro está que a minha máquina maravilha me ajudou outra vez, utilizei chocolate preto mas desta vez 80% cacau. Programei 15 seg./vel.6,



4. Adicionar todos os ingredientes (excepto as pepitas de chocolate) no copo da Bimby e programar 20 seg./vel.6.


5. Por último, adicionar as pepitas e envolver com a espátula. Fica uma massa bastante compacta, mas no final o resultado é bastante fofinho.

6. Com um pincel untar a máquina com óleo de coco e verter a massa para a máquina, no meu caso, a máquina liga uma luz verde quando as waffles estão prontas, acho que são cerca de 3 minutos. Repetir a operação até não ter mais massa, rendeu 6 waffles, mas claro que depende do tamanho de cada máquina e formato,
Podem acompanhar só com fruta fresca, adoro o contraste dos frutos silvestres com o chocolate,
...ou com iogurte grego e adoçar com mais uma colher de café de mel, vejam como ficam fofinhas por dentro!

Dica:

Eu sempre untei a máquina de waffles antes de a ligar, agora vejo que era um grande erro, primeiro ligar a máquina e deixar aquecer e só depois untar, as waffles ficam mais estaladiças!
Congelo as waffles/panquecas já feitas, quando quero usar coloco congeladas na torradeira e ficam óptimas. Mas também podem descongelar no microondas, geralmente 30 segundos são suficientes.

Comentários

  1. Olá! vi na receita no grupo do facebook e guardei. Espreitei o seu blog e fiquei encantada... gosto muito de conhecer outras cozinhas, outras pessoas... principalmente assim no outro lado do mundo! As partilhas que faz das marmitas dos miúdos também são muito inspiradoras... obrigada ;)
    Fiz este feriado, 25 de abril, para o brunch cá de casa e ficaram muito boas! É claro que os mais gulosos têm de adicionar um pouco mel, pois não ficam doces! Mas o cacau dá-lhe um sabor muito bom!

    Obrigada e continue a partilhar coisas boas!
    Eu vou espreitando...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zimbra, muito obrigada pelo seu comentário! Ainda bem que gostou das waffles e do blog:) Bjs e bom fim-de-semana!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bolo de chocolate na Varoma

Pão Doce

Pão de Alho