Ideias para um menu Paleo para 2018

O mais difícil de planear o meu menu semanal e voltar a entrar nos eixos depois dos excessos das festas natalícias, é sem dúvida alguma conseguir conciliar a minha alimentação com a dos miúdos, marido e marmitas escolares.
No meu caso, muitas vezes não chego a almoçar e como qualquer coisa rápida, sobretudo se não tiver fome, a maior parte das vezes como uma sopa, ovos cozidos, cenouras e frutos secos que são os meus maiores aliados! 
Para quem nunca seguiu esta ideologia acaba por achar estranho todos estes novos conceitos pois durante toda a vida nos disseram que devemos comer de 3 em 3 horas, mas na realidade este conceito primeiro estranha-se e depois entranha-se e uma vez por semana, sobretudo  à segunda-feira tento fazer jejum intermitente para compensar os ‘disparates’ do fim-de-semana ( um ou dois copos de vinho branco e alguns pães e bolos com sementes/frutos secos é o suficiente para destabilizar a balança) e sempre que acordo sem fome deixo o meu corpo dizer-me quando tenho mesmo fome.
Segunda-Feira:
Começo por tomar um café grande com canela e consigo ficar assim sem fome durante bastantes horas.
Neste dia tento apenas fazer uma refeição bastante proteica e sem quaisquer hidratos de carbono, um exemplo disso,
Carne de porco frita em óleo de coco, um ovo estrelado, um abacate, uma fatia de abacaxi e salada mista. Evito beber refrigerantes mesmo os light e por isso tento substituir por água com gás.

Com esta mega refeição fico cheia e sem necessidade de comer mais alguma coisa.
 Em caso de fome à noite, opto por uma sopa sem batata e sem abóbora e cenoura, faço um purê de couve-flor com curgete, chuchu, alho francês e espinafres. Esta sopa faço em grande quantidade para poder comer sempre que tenha fome porque é um óptimo aliado para os meus almoços rápidos!

Terça-Feira:
Neste momento, com os horários dos miúdos não tenho tempo para tomar o pequeno-almoco antes de os ir levar à escola, isto porque neste dia temos que estar lá às 6:15 da manhã para as aulas de natação de competição. Para eles levo uma marmita extra e comem no caminho para a escola. A dedicação dos rapazes é louvável,


...  e eu opto por comer mais tarde em casa e assim tomo uma refeição mais completa para começar o dia:
 1/2 abacate, um ovo estrelado, cajus, 2 fatias de presunto ( sem açúcar ), pão de queijo Paleo, frutos vermelhos e um grande café. 

Caso queira fazer uma aula de zumba e não venho a casa levo uma marmita preparada,

Só volto a comer quando tenho fome e isso é o que mais gosto desta corrente, porque quando tenho que comer de 3 em 3 horas ando muito mais stressada e ando sempre com fome, no Paleo comemos até estarmos satisfeitos e para mim este conceito faz todo o sentido!

A refeição seguinte depende muito do que faço para o jantar dos miúdos, adapto sempre à minha dieta e retiro os hidratos de carbono, neste caso um hambúrguer de frango com legumes salteados é um óptimo jantar!


O mais importante nesta alimentação é terem sempre muitos vegetais em casa e programar a ementa com antecedência para ter refeições preparadas e congeladas para uma emergência.
A alimentação Paleo é muito criativa e faz-me sentir com mais energia e isso neste momento é a minha maior prioridade!

Quarta-feira:

Começo o dia sempre com um turbinado e só depois de fazer a minha aula de zumba é que tomo o pequeno-almoço, 2 ovos, presunto, 1/2 abacate, 1/2 papaia e tomate com oregãos,

Novamente só volto a comer quando tenho fome e às vezes opto por um lanche-ajantardo doce:

A receita dos crepes é da Joana do site Paleo XXI, que podem retirar daqui, http://paleoxxi.com/crepes-da-joana/ e depois fiz a minha compota de frutos vermelhos sem açúcar e polvilhei com canela. Esta receita rende imensos crepes por isso dá para congelar os restantes.
A receita da compota podem ver aqui: 
Colocar num tachinho os frutos vermelhos com uma colher de mel e um pau de canela para a compota e deixar ficar por uns 15 minutos, ou até ter a consistência desejada.

Quinta-feira:
Os rapazes voltam a ter Natação cedo e só tomo o pequeno-almoço depois de chegar a casa,

Aqui posso optar por algo diferente, o pão de microondas que é absolutamente delicioso, e podem ver a receita aqui,
http://cakescookiesdreams.blogspot.pt/2017/12/pao-de-microondas-paleo-ii.html?m=1

Esta refeição é perfeita para me dar enetgia suficiente para dar a minha aula de zumba,
Quando tenho fome novamente, tomo outra refeição bem rica em proteínas,
Adoro comer saladas com diversos vegetais, atum em água e ovo cozido.


Quando começo o dia muito cedo acabo por comer uma sopa antes de me deitar acompanhado com fatias fininhas de presunto,

E se ainda tiver fome como um quadradinho de chocolate preto e um chá de camomila.

Sexta-feira:

O pequeno-almoço é um turbinado e só almoço uma salada para me começar a preparar para o fim-de-semana, tento sempre incluir ovos, abacate bastantes vegetais que me deixem bastante saciada,



O jantar tento adaptar dos miúdos e nem sempre é difícil, frango grelhado é algo simples e cheio de proteínas para todos,

Sábado:
Normalmente é dia de panquecas ao pequeno-almoço e adoro esta receita,
Vejam aqui a receita, 
Geralmente, acompanho com uma grande café e só volto a comer novamente quando sinto fome. 

Para a próxima refeição planeio de acordo com a pequenada ou caso vamos a um restaurante opto sempre por uma salada,



Da minha viagem de Portugal trouxe um belo bacalhau e aqui em casa somos todos fãs, por isso o sábado passado fiz um belo de um bacalhau no forno com batatinhas assadas ( permitidas no Paleo ) com esparregado! 

Às vezes não resisto a acompanhar com um copo de vinho branco, mas não é algo que afecte muito o meu estilo de vida e é só de vez em quando!

Domingo:

Mais um pequeno-almoço tardio e com cheirinho de brunch,

Por vezes acompanho com uma fatia de pão Paleo ou baguette,

Ou um English Muffin Paleo,

 A próxima refeição tento que seja peixe, adoro salmão e cá em casa todos adoram também,

Às vezes faço um miminho para o lanche, sempre Paleo, um bolinho de caneca de laranja e chocolate sabe sempre bem com um chazinho,

Espero que tenham gostado das minhas sugestões e experimentem por uma semana esta ementa e vão ver que não têm fome, pelo contrário, vão sentir mais energia, mas claro que têm que fazer algum exercício físico no caso de quererem perder peso!

A mim ajudou e espero que a vocês também,

Faz agora um ano...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de chocolate na Varoma

Pão Doce

Pão de Alho