Yu Sheng - Tradições do Ano Novo Chinês

Hoje tive o meu primeiro almoço para festejar o ano novo chinês. Confesso que estou um bocadinho fora das tradições desta época tão festiva para alguns asiáticos. 
Uma amiga minha resolveu convidar um grupo de amigas, com os respectivos filhotes e tentar iniciar esta tradição. O significado desta refeição resume-se a desejar a todos um bom ano, cheio de sorte, saúde, prosperidade e dinheiro!
Basicamente, é uma quantidade enorme de vegetais crus cortados finamente e um peixe cru, sumo de limão e muitas especiarias. Cada pessoa deverá colocar num prato fundo um vegetal e explicar o seu significado.
Existem já pacotes que trazem todos os legumes já cortados e é só ir acrescentando os vegetais no prato e misturar.

Os legumes são cenoura, pepino, rábano, salsa, pimentos vermelhos, gengibre, sementes de sésamo, bolinhos da prosperidade ( semelhantes aos bolos da sorte), amendoim torrado, cebolinhas em conserva, casca de laranja seca e ralada, salmão, sumo de limão e 5 especiarias à escolha.
A anatomia do prato e o significado de alguns legumes..

Depois de estar tudo no prato, todos os convidados com pauzinhos chineses ajudam a misturar e quanto mais alto elevarem os legumes no ar, mais prosperidade trazem para a família e amigos.

E apesar de estar tudo cru é absolutamente delicioso!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de chocolate na Varoma

Pão Doce

Pão de Alho