30 meses de Singapura

Faz hoje dois anos e meio que viemos para o outro lado do Mundo! 
Antes de ser emigrante, nunca tinha reflectido muito sobre esta condição! Aliás, nunca me tinha imaginado neste papel, o de ser emigrante!
Agora que sou, já fiz alguns posts sobre isso e acho que vou continuar a fazer. Isto porque cada dia é um dia, cada mês é diferente e não existe uma rotina para esta vida nova, fora do nosso cantinho à beira mar plantado!
Viver no estrangeiro não significa apenas boa vida, bom trabalho, boas férias, também é sinónimo de renunciar a muitas coisas e sacrificar-se por outras tantas, com o fim de ter uma vida melhor e proporcionar um futuro melhor aos nossos filhos.
O maior desafio para mim, tem sido sem dúvida alguma, estar longe da família e dos bons amigos.
De facto, só quem passa e sofre com isso é que sabe o quão difícil é, estar longe daqueles que mais amamos. 
Mas a maior vantagem de ser emigrante é, poder estar muito mais presente na vida dos meus filhos, e isso acaba por compensar tudo!!!
Quando estamos fora acabamos por valorizar as pequeninas coisas portuguesas da vida, como comer um pastel de nata e beber uma bica! 
chegamos à conclusão que afinal até conseguimos viver sem isso e que até conseguimos resolver os nossos problemas noutro país, noutra língua, com uma cultura diferente, e ficamos orgulhosos disso.

Mas não nos podemos queixar, porque este verão tivemos a sorte de ter duas visitas da família, o meu pai...
E o meu little brother e a minha cunhada...
Ajudou muito, mas soube a pouco, claro!
E assim compreendemos verdadeiramente como é estar longe e que uma qualidade de vida melhor tem um preço alto.
 
Ser emigrante é isto e muito, muito, muito mais...




 

 


Comentários

  1. Uma família vencedora de tantas dificuldades ultrapassadas e de grandes saudades jamais sanadas, mas esperamos que tudo passe depressa e possam voltar e viver neste cantinho, neste país que começa a dar sinais de vida e esperança.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bolo de chocolate na Varoma

Pão Doce

Pão de Alho